sábado, 9 de novembro de 2019

Projeto Rádio Galena - reunindo materiais para início da montagem parte 2.

 Olá pessoal para montar nosso rádio galena iremos precisar de um capacitor variável e pode ser qualquer um aproveitando de uma sucata de rádio, o ideal seria o de ar mas esse é difícil de ser encontrado e caro quando se encontra então vamos usar o que temos, a parte onde vamos conectar o fio para ligar é fundamental para o melhor aproveitamento do circuito eu coloquei o capacitor variável duplo pois hoje em dia todos os rádios são AM/FM.

quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Adesivos para a estação de rádio px.

Olá pessoal a pouco tempo encomendei uns adesivos para a estação de rádio px e ficou assim como mostra a foto ao lado.

Já nos meus rádios...




quarta-feira, 4 de setembro de 2019

Projeto Rádio Galena - reunindo materiais para início da montagem parte 1.

Olá estive recordando meus tempos de eletrônica hobby e é triste em saber que nunca montei um rádio galena na minha vida e procurando na web encontrei em um site de vendas a bobina pra vender e até concordo em comprar pois me parece bem enrolada e trabalhada acho que seu eu tentasse montar meu "tremor essencial" me atrapalharia bastante, um outro componente que esse posso montar é o fone com cápsula dinâmica de  500 OHms, fios e duas garrinhas de jacaré todos esses materiais eu tenho aqui na labs.

sábado, 25 de maio de 2019

Montando minha estação de rádio px - parte 2 final.

Olá para iniciarmos a montagem da estação já suponhamos que tenha o prefixo estabelecido pela Anatel se não vá no site e procure por "formulário 14".

Para a montagem da estação você irá precisar de: rádio px com ptt, antena para 27 Mhz e fonte de alimentação. O rádio px pra quem está começando e não dispõe de dinheiro suficiente então comece pela menor que pode ser o RP40 da Aquario e tem 40 canais com modulação AM, só espero que sua região tenha um bom fluxo de QSO's (comunicação) também pode ficar sintonizado no canal 5 que os caminhoneiros usam muito e começar seu QAP (escuta) por ali.

Então o rádio:

Agora pra antena:
A antena que uso é uma dipolo "L" e seguindo essas medidas você não terá problemas com ROE (seria tudo aquilo que o transmissor não consegue transmitir e volta para o mesmo quanto menor for o ROE maior será o aproveitamento do transmissor) o meu bate um por um (1:1) e para medir terá que ter um wattímetro mas isso deixa pra depois pois levamos a crer que você como eu comecei não dispunha de tantos recursos assim e só queremos ter a nossa estação de rádio px.

Bom a antena tem dois jeitos comprar ou fazer você mesmo se tem facilidade em obter os canos de alumínio então fica fácil mas se não compre como eu fiz e não me arrependi e outra coisa o cabo tem que ser de 50 Ohms e não serve aquele usado em TV que é de 75 Ohms, mais conectores e pronto já tem sua antena.

Geralmente há um cálculo para na hora de cortar faça conforme manda o figurino mas confesso que eu nem liguei pra isso pois a minha vontade era apenas montar a estação e mais nada, minha estação fica na parte de baixo da casa e deve ter dado uns 25 metros ou quase isso de cabo, cortei soldei os conectores e como eu tinha o wattímetro fui medir e consta até hoje 1:1 na hora de fixar o cabo na antena faça o mínimo possível pois quando está sem a proteção ele também consta como antena, veja o site que tem boas dicas:

https://propagacaoaberta.com.br/roe-relacao-de-onda-estacionaria-ou-em-ingles-tecnico-swr/

Agora por último a fonte:

Eu aconselho a comprar uma fonte chaveada que tenha um voltímetro para você monitorar a tensão de saída que deve ser regulada em 13,8V (tem um "parafuso" do lado do led) pois assim caso a fonte venha apresentar algum problema você terá tempo de intervir e assim evitando danificar seu rádio, comprei uma por menos de cem reais e foi logo duas unidades mas as minhas foram sem voltímetro pois tenho aqui na estação e faço monitoramento das tensões das minhas fontes chaveadas.

Conclusão: e aí gostou do post? Espero que tenha ajudado e dúvidas deixe seu comentário ou procure no youtube pois tem muitos vídeos a esse respeito.

Obrigado por visualizar o blog e volte de novo 73/51.